Esforços repetitivos causam acidentes de trabalho

img_not2_jul14

São muitas as causas que caracterizam um acidente de trabalho, mas é bastante comum que imprevistos como, quedas e lesões que ocasionam ferimentos visíveis, sejam as mais lembradas quando pensamos neste assunto.

As lesões por esforços repetitivos afetam diversos trabalhadores, podendo causar afastamentos no trabalho por períodos indeterminados, e até mesmo, em casos mais graves, a aposentadoria do funcionário por invalidez.

O número de trabalhadores acometidos por doenças caracterizadas pelas Lesões por Esforços Repetitivo (LER), ou pelos Distúrbios Osteomusculares Relacionados ao Trabalho (DORT), cresceu bastante desde a década de 80, quando passaram a ser mais frequentes, no Brasil, as causas de afastamentos no trabalho por esses motivos. Além disso, muitos trabalhadores são também afetados por doenças ocupacionais causadas por sobrecargas de peso na coluna vertebral e por sérios problemas renais adquiridos em ambientes laborais que não oferecem condições adequadas de trabalho.

Geralmente, os trabalhadores mais afetados por lesões causadas por esforços repetitivos, atuam em funções específicas da construção civil, bancos, setores de processamento de dados, indústrias, comércio, hospitais e gráficas.

É importante lembrar que todas as empresas são responsáveis por manter o ambiente laboral em condições apropriadas para o trabalho, considerando, principalmente, a segurança e o conforto de seus funcionários. Para isso, os empregadores devem ficar sempre atentos às exigências vigentes na NR17, norma regulamentadora que trata do assunto, com objetivo de estabelecer a adaptação das condições de trabalho às características psicofisiológicas dos trabalhadores.

Para visualizar a Portaria na íntegra, clique aqui.

Texto redigido pela Assessoria de Comunicação da
Ocupacional Medicina e Engenharia de Segurança do Trabalho

Post Relacionados

Newsletter Ocupacional

Cadastre-se para receber as atualizações mais importantes sobre saúde e segurança do trabalho

Quer falar com o Grupo Ocupacional?

Estamos aqui!

Clique abaixo no setor desejado: