Alimentação e produtividade lado a lado

Quantas vezes você já pulou uma refeição porque tinha muita coisa para fazer no trabalho? Já precisou recorrer a um fast food por estar com muita pressa? E quanto tempo você passa sem comer em um dia normal, apenas trabalhando em frente ao computador?

Essas situações, infelizmente, ainda são muito comuns no ambiente de trabalho. Em uma entrevista dada para o Estadão, a nutricionista Mariana Pizzoccaro conta que a falta de equilíbrio na dieta diminui a energia e aumenta o cansaço dos empregados. “Além de o corpo não receber todas as vitaminas e nutrientes necessários, pode haver perda de peso ou até mesmo o inverso, pois a pessoa fica com mais fome e tende a comer muito mais do que necessita se passa longos períodos sem comer”, diz.

Tudo isso impacta diretamente no desempenho profissional, pois a pessoa se vê sem ânimo para realizar suas tarefas. Uma pesquisa feita pela Organização Internacional do Trabalho (OIT) em 2015 mostrou que pessoas com maus hábitos alimentares têm índices de produtividade 20% menores do que as praticantes de dietas saudáveis.

Hábitos saudáveis no trabalho

Algumas empresas já perceberam que investir em dietas saudáveis e balanceadas traz melhorias para a qualidade de vida dos empregados e, como consequência, para o seu desempenho. Para ajudar nesse processo, trouxemos algumas mudanças de comportamento que podem criar um modo de vida mais saudável para todos:

  • É importante começar o dia com um bom café da manhã. Inclua alimentos que fornecem energia, aumentam a disposição e são considerados saudáveis, como pães integrais, mel, granola e frutas.
  • Não se esqueça de comer a cada três horas. Algumas boas opções são os biscoitos integrais (doces ou salgados), as barras de cereais, as sementes oleaginosas (como nozes, castanhas, amendoim e pistache), iogurtes de soja ou desnatados, sucos, chás, sanduíches naturais e frutas.
  • Tente evitar as gorduras. Elas tornam o processo digestivo mais lento e podem prejudicar o desempenho no trabalho, principalmente daquelas pessoas que passam muito tempo sentadas em frente a um computador.
  • Não exagere no almoço. O consumo excessivo de alimentos pode dificultar a digestão e causar sonolência no período da tarde. O contrário também é válido, pois se você ingerir menos comida do que precisa, podem surgir sintomas de fraqueza, indisposição e dificuldade de raciocínio.
  • Tenha calma. Comer em frente ao computador enquanto trabalha faz com que você não fique satisfeito e acabe comendo mais sem perceber.
  • Tome bastante água, chás ou sucos naturais. Isso ativa o metabolismo e controla o apetite. O corpo precisa ficar bem hidratado para funcionar com a eficiência total.
  • Mantenha uma rotina. Não adianta nada se alimentar de forma correta durante três dias e se descuidar nos dias seguintes. Para se criar um hábito, é preciso tempo e dedicação.

Como estimular esses hábitos na empresa?

Conscientização é a palavra-chave. Criar um programa de reeducação alimentar é um incentivo não apenas para que os empregados melhorem o desempenho no trabalho, mas também para criar hábitos saudáveis que eles levarão para toda a vida.

Isso pode ser feito com campanhas educativas ou até mesmo na prática. Se você disponibiliza lanche para seus empregados, que tal deixar apenas produtos naturais para eles consumirem? Se a empresa fornece almoço, oferecer opções mais saudáveis é uma boa opção.

São inúmeras as possibilidades. O que não pode acontecer é contribuir com a promoção de hábitos não saudáveis dentro da empresa. A saúde e a segurança do trabalhador vêm sempre em primeiro lugar.

Post Relacionados

Newsletter Ocupacional

Cadastre-se para receber as atualizações mais importantes sobre saúde e segurança do trabalho

Quer falar com o Grupo Ocupacional?

Estamos aqui!

Clique abaixo no setor desejado: