Permanecer em pé por longo período é prejudicial à saúde do trabalhador

img3_noticia3_abr16

Apesar do corpo humano se adaptar a todas as formas de trabalho é preciso dar muita atenção aos cuidados com a postura. Ficar por muito tempo em pé pode diminuir o retorno do sangue venoso, provocando a formação de varizes. A obstrução dificulta a circulação do sangue principalmente nos membros inferiores, mas o problema pode também evoluir para uma embolia pulmonar. Nesse caso, a obstrução em uma artéria pulmonar pode ser considerada um quadro grave de risco à saúde.

A obesidade é um grande fator de risco, já que o sobrepeso dificulta a circulação sanguínea no corpo inteiro. As pessoas que trabalham em pé por muito tempo devem praticar atividades físicas e alimentar de maneira saudável.

As mulheres, por exemplo, sofrem mais as consequências de permanecerem por longos períodos em pé, pois durante o ciclo menstrual o organismo feminino retém líquido e tem maior dificuldade de transportar o sangue venoso até o coração, podendo causar edemas e varizes.

Embora o item 17.3.5 da NR17 exija a instalação de assentos em número suficiente nos locais onde as atividades dos trabalhadores são realizadas em pé, muitas empresas não cumprem essa determinação.

A NR17 estabelece as regras para adaptação das condições no ambiente de trabalho, de modo a proporcionar aos trabalhadores, o máximo conforto e a segurança adequada para um desempenho eficiente das atividades diárias, incluído os aspectos relacionados ao levantamento, ao transporte e às descargas de materiais e equipamentos.

Post Relacionados

março 31, 2026

A atualização da NR-1 trouxe a obrigatoriedade da gestão dos riscos psicossociais, mas muitas empresas ainda cometem o erro de tratar o tema apenas como uma obrigação legal, e não como um pilar estratégico para o futuro do negócio. Neste artigo, você entende por que essa abordagem não funciona, quais são os impactos reais de uma gestão mal estruturada e como transformar a gestão dos riscos psicossociais em uma prática integrada à cultura da empresa, com o apoio especializado da Ocupacional.

março 25, 2026

A atualização da NR-1 tornou obrigatória a inclusão dos riscos psicossociais no Programa de Gerenciamento de Riscos (PGR), colocando a saúde mental no centro da gestão de saúde e segurança do trabalho. Neste artigo, você entende o que mudou na norma, quais ações sua empresa precisa implementar e como se preparar para a fiscalização antes do prazo de maio de 2026.

Newsletter Ocupacional

Cadastre-se para receber as atualizações mais importantes sobre saúde e segurança do trabalho