Boletim atinge marca relevante de cem edições, com conteúdos de qualidade para mostrar como as empresas podem cuidar da área de SST e garantir o bem-estar dos trabalhadores.
Três anos após comemorarmos nossa 50ª edição, temos o orgulho de celebrar mais essa marca simbólica! A Ocupacional tem uma preocupação constante em se manter atualizada com as novidades do mercado de Segurança e Saúde do Trabalho e este boletim é uma forma de repassarmos a você tudo de mais interessante que temos visto e estudado. Desde 2013 temos trabalhado nesse sentido, com materiais exclusivos que enviamos mensalmente para nossos clientes e demais interessados na área de SST.
Temos mais de 350 posts em nosso blog, sobre os mais diversos assuntos. Acompanhamos, por exemplo, todo o desenvolvimento do eSocial, desde início da utilização pelas empresas até o lançamento do eSocial Simplificado. Temos noticiado as constantes atualizações das normas regulamentadoras e como isso impactará as empresas. E, principalmente, temos buscado trazer os conceitos de Segurança e Saúde do Trabalho para o dia a dia, mostrando os cuidados que se deve ter para garantir o bem-estar dos trabalhadores.
Chegar a 100 edições é uma marca importante, mas nada disso seria possível sem você que nos acompanha todos os meses. Para comemorar, vamos relembrar os posts mais acessados desde 27 de fevereiro de 2018, quando publicamos a comemoração das 50 primeiras edições. E caso ainda não seja inscrito para receber nossa newsletter, inscreva-se agora!
—
5. Qual a base de cálculo para a insalubridade?
Essa ainda é uma dúvida muito comum entre os empregadores e o quinto post mais acessado desse período mostrou tudo que está por trás do cálculo. O tema é polêmico porque há várias interpretações, mas mostramos qual a base legal dos debates e como o Supremo Tribunal do Trabalho tem se posicionado sobre o tema. Leia mais em outros posts:
- Insalubridade: o que é o adicional e como prevenir?
- É possível acumular os adicionais de insalubridade e periculosidade?
- LTCAT x Laudo de Insalubridade
—
4. Conheça as Normas Regulamentadoras
As NRs são a base das principais ações desenvolvidas na área de Segurança e Saúde do Trabalho, responsáveis por determinar os procedimentos mínimos a serem seguidos pelas empresas para tornar os ambientes laborais mais seguros e saudáveis. Neste post falamos da história das normas regulamentadoras, como elas são elaboradas e apresentamos cada uma. Veja mais o que falamos sobre esse tema:
- NRs: conheça o GRO e o PGR
- Consequências do descumprimento das normas regulamentadoras
- Governo atualiza mais 3 normas regulamentadoras
—
3. Acidente de trajeto é considerado acidente de trabalho?
Outra dúvida que também é muito comum na área de SST e que foi muito debatida desde 2008. Para contextualizar você sobre o assunto, fizemos um resgate histórico das decisões envolvendo acidentes de trajeto, as mudanças legislativas dos últimos anos e mostramos como o assunto tem sido tratado nas decisões mais recentes – com um passo a passo do que fazer em caso de acidentes desse tipo. Leia também mais conteúdos sobre acidentes de trabalho:
- Acidente de trabalho: o que é?
- Como evitar prejuízos com acidentes de trabalho
- Conscientização dos trabalhadores evita acidentes do trabalho
—
2. As 5 dúvidas mais comuns sobre o PPP
Mais um post para destrinchar uma das ações mais importantes da área de SST, a elaboração do Perfil Profissiográfico Previdenciário. Em cinco perguntas fizemos um raio-X de todas as exigências do documento, respondendo qual a importância do PPP, o que ele deve conter e quais as consequências de não o elaborar. Acompanhe também outros posts sobre a gestão de SST:
- 6 programas de SST essenciais para sua empresa
- 9 dicas para uma boa gestão de SST
- Quais as novas regras para aposentadoria especial?
—
1. 5 exames médicos obrigatórios para trabalhadores com CLT
O post mais acessado desde fevereiro de 2018 é o mais prático de todos apresentados aqui, com uma lista dos exames obrigatórios de acordo com Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional (PCMSO). Detalhamos cada um deles e a importância desse trabalho contínuo para manutenção da saúde e do bem-estar dos trabalhadores da empresa. Saiba mais sobre os exames:
- PCMSO: o que é e quem deve realizá-lo?
- 3 casos em que exames ocupacionais evitaram prejuízos para as empresas
- Qual a importância do exame demissional?
—
Mais uma vez, muito obrigado por nos acompanhar ao longo de todo esse tempo. Ter você ao nosso lado é essencial para que continuemos desenvolvendo materiais de qualidade e evoluir os entendimentos de gestão e segurança ocupacional. Pode contar com a Ocupacional para o que você precisar!