O ano de 2020 começou cheio de desafios para as empresas, que precisam se adaptar com rapidez ao atual cenário. No entanto, nós, da Ocupacional, nos mantemos atentos e com a intenção de auxiliar os nossos clientes neste momento tão delicado.
Por esse motivo, implantamos um plano emergencial, que contempla a difusão do conhecimento sobre o tema, novos procedimentos de higienização e segurança em nossas unidades de atendimento e a disponibilização de novos serviços, que podem ajudar a sua empresa, trazendo mais segurança para os seus clientes e colaboradores.
Para explicar isso melhor, entrevistamos o Dr. Wellington Junqueira, presidente do Grupo Ocupacional. Confira a entrevista na íntegra:
1. Quais foram as primeiras providências que o Grupo Ocupacional tomou no início deste momento delicado, por conta da Covid-19?
A nossa primeira preocupação, desde que se iniciou o cenário atual, foi avaliar como o Grupo Ocupacional poderia continuar prestando atendimento de qualidade e preservar a saúde de nossos clientes e colaboradores. Para resolver essa questão, tivemos que pensar rápido e a solução foi manter parte da equipe trabalhando no formato home office e outra parcela menor atuando diretamente de nossas unidades.
É claro que não poderíamos deixar de tomar todos os cuidados necessários para manter as nossas instalações sempre bem limpas e com tratamentos específicos para a desinfecção diária.
2. Como a empresa tem se preparado neste momento para continuar prestando atendimento de qualidade aos seus clientes?
Estamos trabalhando bastante para prontificar a nossa equipe de profissionais a tirar dúvidas, orientar e atender a todos os nossos clientes neste momento tão delicado. Estamos também atentos às orientações do Ministério da Saúde e da OMS.
Sabemos que alguns setores não podem parar, como o nosso atendimento médico, por exemplo. Assim como a Ocupacional, sabemos que existem muitas empresas que estão na mesma situação. Afinal, é preciso manter em funcionamento as atividades essenciais para a vida em sociedade. Os riscos não vão deixar de existir, pelo menos não por agora. O que podemos fazer é minimizá-los. É aí que entra a Ocupacional.
3. Você poderia nos contar mais sobre o plano emergencial de serviços que o Grupo Ocupacional preparou para continuar atendendo os clientes?
Sempre tivemos responsabilidade e compromisso com a qualidade como premissas da prestação de nossos serviços. Essa é a nossa preocupação diária! Pensando nisso, criamos um plano emergencial para atendimento neste período, adequando nossa experiência à atual necessidade de nossos clientes.
Nesse intuito, incluímos novos serviços como: elaboração de planos de contingência; descontaminação de ambientes empresariais; canal direto de atendimento para tirar dúvidas e orientar sobre a Covid-19; alocação de profissionais de saúde in company; serviço de telemedicina; e treinamentos online.
4. O que é e como funciona a elaboração de planos de contingência para as empresas?
Uma das formas que encontramos para contribuir com as empresas neste momento delicado foi elaborar estratégias de planos de contingência. Tratam-se de documentos que detalham todos os riscos do ambiente de trabalho e propõem ações imediatas para reduzi-los.
É um trabalho feito de acordo com as características de cada negócio, para que as soluções apresentadas possam realmente resolver os problemas encontrados.
5. Qual a importância da descontaminação de ambientes empresariais neste momento?
Sem dúvida alguma, trata-se de uma ação fundamental. É um procedimento muito usado para matar os vírus que estão no ambiente, principalmente quando o lugar recebe um alto fluxo de visitantes.
Se for necessário, a Ocupacional também está preparada para fazer a completa desinfecção e sanitização das áreas da empresa.
6. A Ocupacional também criou um canal direto e específico para atender e tirar dúvidas sobre a Covid-19. Como funciona esse canal e quais são os atendimentos prestados?
Acreditamos que neste momento delicado, as pessoas estão muito carentes de um atendimento direto e humanizado. Em caso de dúvidas sobre a Covid-19, disponibilizamos um canal de atendimento direto para os nossos clientes. Assim, podemos manter um contato mais próximo e exclusivo, seja por telefone ou videoconferência, para que nossos profissionais possam oferecer orientações de qualidade, realizar triagens e prestar outros serviços de saúde.
7. Como funciona o serviço de alocação de profissionais de saúde in company, da Ocupacional?
Não poderíamos deixar de pensar nesse tipo de atendimento, pois sabemos que muitas empresas necessitam desses cuidados. Com esse serviço de alocação in company, a Ocupacional disponibiliza seus profissionais para atuarem diretamente dentro das empresas.
Com os devidos cuidados exigidos pelas autoridades no combate à Covid-19, a nossa equipe de profissionais, composta por médicos, enfermeiros e auxiliares de enfermagem, está pronta para realizar triagens e orientar os colaboradores e clientes nos problemas que surgirem.
8. A empresa também continua realizando seus treinamentos, agora em canal online. Quais os principais treinamentos disponíveis?
Pensando no distanciamento social, a Ocupacional está disponibilizando uma variedade de treinamentos online relacionados com as áreas de saúde e segurança do trabalho. A listagem completa dos treinamentos pode ser consultada diretamente com o nosso setor comercial. Alguns deles já estão disponíveis em nosso site, inclusive.
Os principais treinamentos são:
- NR05 – CIPA;
- NR06 – Equipamentos de Proteção Individual e coletiva;
- Brigada de incêndio;
- NR10 – Segurança Elétrica (Parte Teórica);
- NR12 – Segurança no Trabalho em Máquinas e Equipamentos;
- NR17 – Teleatendimento e Ergonomia para operadores de Checkout;
- NR20 – Inflamáveis líquidos (Parte Teórica);
- NR35 – Trabalho em Altura (Parte Teórica);
- entre outros.
9. Como o serviço de telemedicina da Ocupacional pode ajudar os clientes?
Pensamos em criar o serviço de telemedicina, pois mesmo com todas as medidas de prevenção que adotamos, ainda podem existir casos que necessitem de maiores cuidados.
Por exemplo: se um dos colaboradores da sua empresa apresentar os sintomas ou ser atestado como positivo para a Covid-19, nós estamos também preparados para ajudar.
Em primeiro lugar, é importante saber que será preciso manter esse colaborador em isolamento, com um serviço de acompanhamento à distância para o monitoramento e as devidas orientações sobre como lidar com os sintomas.
Caso a situação do colaborador se agrave, nossa equipe médica está preparada para direcionar o paciente a um atendimento especializado.
10. No caso dos clientes, é visível que a empresa tem se empenhado bastante para manter a qualidade dos atendimentos. Agora, quanto aos colaboradores e profissionais, como o Grupo Ocupacional tem se dedicado para orientá-los na prevenção da doença e nos cuidados com a saúde?
O Grupo Ocupacional sempre se preocupou com a integridade de seus funcionários e colaboradores. Neste momento delicado que estamos vivendo, não seria diferente.
As mesmas orientações que passamos aos clientes são levadas também para os nossos profissionais. O próprio fato de prontificá-los como orientadores dos clientes já os tornam capacitados a seguirem as normas de segurança e os cuidados necessários que se deve ter com a saúde.
Sabemos que não é um momento fácil e os impactos no futuro ainda são incertos, mas o Grupo Ocupacional está buscando, todo o tempo, por formas de ajudar os nossos clientes e colaboradores naquilo que sabemos fazer melhor: garantir a saúde e a segurança de todos.
Além disso, estamos publicando uma série de textos em nosso site e páginas específicas com orientações sobre como as empresas podem contribuir para a prevenção nesse tempo de pandemia.
Entendendo o coronavírus e a Covid-19
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