Um ponto que sempre destacamos em nosso blog é a importância de as empresas investirem em ações para promoção da saúde e segurança dos trabalhadores. Uma pesquisa do Serviço Social da Indústria (SESI) mostrou que 48% das companhias entrevistadas consideram que aumentar a segurança do ambiente de trabalho é fator determinante para reduzir faltas. Além disso, 34,8% disseram que essas ações reduzem custos e 43,6% avaliam que esses programas aumentam a produtividade no chão de fábrica.
A forma mais eficiente de se fazer isso é com treinamentos. Eles são uma forma de disseminar a cultura da empresa para todos os funcionários, além de estimular a troca de experiência entre os empregados. Podem ser realizados de forma teórica ou prática, mas têm um único objetivo: capacitar as pessoas para o correto exercício de sua função.
Por que realizar os treinamentos?
Além da obrigação legal, os treinamentos contribuem com a manutenção da integridade física do trabalhador, proporcionando um maior bem-estar para todos. A empresa também tem seus benefícios, pois evita acidentes, aumenta a produtividade e evita perdas de patrimônio. Veja quais são as principais vantagens em se realizar treinamentos na área de SST:
- Previne a ocorrência de acidentes, criando uma cultura empresarial voltada para a segurança.
- Evita o afastamento dos trabalhadores, o que gera uma diminuição dos gastos da empresa.
- Melhora o bem-estar e, consequentemente, a produtividade dos empregados.
- Estimula o engajamento dos funcionários em políticas de melhoria contínua.
- Capacita a equipe para adoção de medidas rápidas no caso de um acidente.
Lembre-se: a não realização dos treinamentos pode gerar autuações pela equipe de fiscalização trabalhista do Governo – com perda financeira, oneração do custo e abalo da imagem institucional. Além disso, coloca vidas em risco e desmobiliza a equipe. Por isso é tão necessário
O que não pode faltar?
Durante o treinamento, alguns pontos não podem ficar de fora. Eles constituem a base do conhecimento a ser repassado aos funcionários, então veja quais são os três tópicos que consideramos essências em qualquer ação desse tipo:
1. Apresente o histórico da empresa. Mostrar como tudo começou, o caminho percorrido e as perspectivas para o futuro contribui para integrar o trabalhador à realidade da companhia. Ele perceberá mais facilmente quais esforços já foram feitos e poderá se sentir parte daquela unidade. Tudo isso contribui para a melhor absorção das informações e para o correto uso das técnicas de SST no futuro.
2. Mostre quais são os procedimentos de segurança. Para cada caso, há medidas de segurança diferentes que devem ser ensinadas. Deixe bem claro qual a política interna da empresa, a importância desse assunto e quais os procedimentos específicos para cada empregado – como aqueles que trabalham em espaço confinado ou em altura.
3. Informe como é feito o controle. Não adianta nada apresentar as medidas de segurança se não há uma vigilância por parte da empresa. Nesse caso, transparência é sempre a melhor opção. Apresente todos os programas que a empresa segue – como o PCMSO e o PPRA – e deixe claro quais são as consequências do não cumprimento daquela recomendação.
Para implantar treinamentos de SST efetivos para a sua empresa, consulte a Ocupacional. Nossa equipe é capacitada para atender os mais diversos tipos de companhias, entendendo a realidade de cada uma e propondo soluções únicas para a resolução dos problemas. Ficou interessado? Faça uma proposta.