A Ocupacional tem uma novidade para apresentar. Em uma parceria inédita com a clínica Vacine-se, vamos oferecer um serviço exclusivo para que as empresas montem seu próprio calendário de vacinações, sempre voltado para as necessidades do negócio. Mas antes de mostrar como ele funciona, precisamos conversar sobre a importância da vacinação e quais os principais benefícios que um programa como esse trará para sua empresa.
Importância da vacinação
Nos últimos anos, boatos e notícias falsas sobre os perigos das vacinas têm se espalhado pelo país. Segundo o Ministério da Saúde, a disseminação de informações errôneas por WhatsApp, Facebook e Twitter tem influenciado na queda do alcance das campanhas de vacinação no Brasil desde 2016. Mas apesar da chance de haver alguma reação eventual do corpo – como febre e dores no local –, o Ministério avisa que “os benefícios da imunização são muito maiores que os riscos das reações temporárias”.
Além disso, a vacinação é um pacto coletivo. Quanto mais pessoas imunizadas, mais difícil é uma doença virar uma epidemia dentro do país. É isso que defende a advogada e integrante da Comissão dos Direitos da Criança e do Adolescente (CDCA), Lígia Gouget, em uma matéria publicada na OAB-RJ. “Hoje temos um pacto, visando ao que é melhor para a coletividade, inclusive para as crianças e adolescentes. Dentro dessa perspectiva, os pais não podem questionar, a vacinação é obrigatória, e isso implica sanções caso não ocorra.”
Apesar de o Ministério da Saúde oferecer uma série de vacinas gratuitamente, muitas pessoas se esquecem de completar o cartão de vacinação – ainda mais depois de adultas. Uma pesquisa do Instituto de Pesquisa e Pós-Graduação para o Mercado Farmacêutico (ICTQ) mostrou que 70% dos entrevistados não se lembra se foram vacinados contra algumas doenças, como nas doses de rotavírus, pneumocócica e HPV – todas com coberta gratuita no SUS.
Como as empresas podem contribuir
Nesse cenário, as empresas assumem um papel importante para que seus funcionários deem andamento em seu cartão de vacinas. Criar um calendário próprio de vacinação é uma forma de contribuir com o bem-estar e a saúde dos trabalhadores, garantindo que todos estejam imunizados no caso de um surto de alguma doença.
Em entrevista para o Estadão, o infectologista Esper Kallas vê como positivas essas ações. “As pessoas adultas que dão seguimento no calendário são menos de 10%. Só o fato de você recomendar as vacinações regulares, já contribui para evitar doenças”, diz. Ele avalia que também existem aquelas vacinas obrigatórias por lei, voltada para empregados que estão expostos a situações de riscos – como exploradores de cavernas ou veterinários que trabalham com animais selvagens, por exemplo.
Além disso, o investimento em um programa de vacinação próprio traz uma série de benefícios para a empresa:
- Melhoria nos programas de saúde desenvolvidos pela empresa.
- Redução do absenteísmo e economia nos gastos com saúde.
- Aumento da satisfação do trabalhador.
- Colaboração com as instituições de saúde da região.
Vacine-se com a Ocupacional
Em parceria com a clínica Vacine-se, a Ocupacional proporciona uma oportunidade única para seus clientes desenvolveram seus próprios programas de vacinação, com ações exclusivas para a necessidade de cada empresa. É um serviço personalizado e desenvolvido in company, sem a necessidade de o trabalhador se deslocar até a clínica para ser vacinado.
Para saber mais detalhes, entre em contato com a nossa equipe comercial pelo formulário que está disponível em nosso site. Eles poderão te oferecer todo o suporte necessário e negociar o orçamento de acordo com as suas necessidades. Aproveite!