Segundo levantamento realizado por empresas de planos de saúde, das quinze doenças mais frequentes entre os executivos, dez registraram aumento de incidência entre julho de 2014 e julho de 2015.
- Rinite alérgica
- Alergia de pele
- Dores no pescoço e nos ombros
- Excesso de peso
- Ansiedade
- Dores de cabeça frequente
- Asma ou Bronquite
- Colesterol alto
- Insônia
- Dores crônicas na coluna
Ficar confinado em ambientes com ar condicionado e carpetes, sem limpeza e manutenção adequadas, por oito ou mais horas, produz condições propícias ao surgimento de problemas respiratórios e alérgicos, especialmente quando o clima está seco. Isso é preocupante, levando-se também em conta o atual cenário do país. Infelizmente, a tendência é que a saúde dos executivos continue piorando, diz a pesquisa.
O excesso de peso, as dores no pescoço, a rinite, a ansiedade, a enxaqueca, a depressão, são problemas que se relacionam diretamente com a sobrecarga de trabalho e o aumento da pressão por resultados que geram estresse e tensão.
Muito além da queda na qualidade de vida, há o Risco Cardiovascular Aumentado (RCA), que causa doenças crônicas como, por exemplo, diabetes e hipertensão arterial. O sedentarismo e a alimentação desequilibrada no dia a dia, também estão aumentando e contribuindo para os problemas de saúde dos executivos.
Portanto, é fundamental que as empresas fiquem sempre atentas às condições de trabalho oferecidas nestes ambientes laborais. Para isso, torna-se imprescindível que sejam realizadas, periodicamente, avaliações criteriosas dos principais aspectos causadores de doenças respiratórias e do estresse no trabalho.
Esse cenário pode também ser evitado nas empresas. Com a implantação de estratégias e ações eficazes da Medicina e da Engenharia de Segurança no Trabalho, ambientes fechados como, por exemplo, os escritórios, podem oferecer, principalmente, aos executivos, melhorias das condições laborais, visando sempre a manutenção da saúde do trabalhador.