Indústria: maquinário atualizado previne despesas com acidentes de trabalho

O acidente no trabalho é considerado grave quando envolve fraturas, traumatismos múltiplos, amputações. Enfim, qualquer complicação drástica à integridade física do trabalhador. E é justamente para prevenir tragédias que existe a recomendação para que as empresas adotem maquinário moderno e seguro.

No Brasil, são registrados mais de 600 mil acidentes de trabalho por ano e grande parte desse montante está relacionado ao setor industrial e construção civil. São os setores onde a adoção de maquinário seguro pode contribuir muito para a melhora dessa estatística.

No entanto, mais do que máquinas que proporcionam maior segurança, é de extrema importância que sejam realizados conjuntos de ações, coordenadas por um engenheiro do trabalho, para promover a avaliação das possíveis situações de risco, desde a disposição dos equipamentos até sensores que possam impedir o funcionamento involuntário dos mesmos.

A prevenção de acidentes é um investimento. É uma prática cada vez mais bem aceita pelas empresas e corrobora com a NR12 (regulamentação que estabelece um conjunto de regras com requisitos mínimos para a prevenção de acidentes dentro das empresas, visando garantir a integridade dos trabalhadores). Infelizmente, muitas empresas tomam consciência somente quando são alvos de fiscalizações e, nesses casos, o prejuízo financeiro é muito superior ao custo que deixou de ser aplicado na prevenção.

Os programas de prevenção de acidentes de trabalho fazem parte dos processos da sua empresa? Conheça as soluções da Ocupacional para que você esteja sempre em dia com a legislação, evitando riscos de multas e qualquer outro problema em caso de fiscalização.

Post Relacionados

Newsletter Ocupacional

Cadastre-se para receber as atualizações mais importantes sobre saúde e segurança do trabalho

Quer falar com o Grupo Ocupacional?

Estamos aqui!

Clique abaixo no setor desejado: