O trabalho na indústria costuma exigir muito esforço físico dos trabalhadores. Isso gera um aumento no risco de acidentes, com possibilidades de lesões sérias devido ao serviço realizado. Para se ter uma ideia dos números, o Anuário Estatístico da Previdência Social relatou mais de 700.000 acidentes anuais relacionados ao trabalho, sendo que mais de 16.000 pessoas ficaram incapacitadas e 3.000 perderam a vida. E é claro que esses números interferem no crescimento industrial.
É por isso que pensar na saúde e segurança do trabalhador é tão importante. Proteger os empregados deve ser uma prioridade para todos os empresários, é claro. Mas além do respeito pela vida, isso também impacta na produtividade, na receita e no número de ações trabalhistas. Veja algumas dicas simples de como aliar o crescimento com a segurança dos empregados.
Cuidar da ergonomia
Para que um trabalhador use o seu potencial máximo nas tarefas e as realize com segurança, é necessário oferecer as condições ideais para que isso ocorra. Disponibilizar os equipamentos de proteção individual corretos, criar processos que reduzam o esforço físico realizado, cuidar da postura, aumentar a amplitude de movimento e realizar os treinamentos necessários são apenas algumas formas de se cuidar da ergonomia do trabalhador.
Com isso, ele pode se preocupar menos com a quantidade de esforço necessário para fazer uma tarefa e se concentrar naquilo que realmente deve ser feito. Além de evitar acidentes, isso também aumenta o ânimo e a produtividade do trabalhador.
Investir em treinamentos
Cada centavo gasto investido em treinamentos para evitar acidentes é uma despesa a menos no futuro. Além dos problemas causados para o trabalhador, que tem sua saúde comprometida, a empresa também perde com a paralisação do setor. Máquinas e equipamentos importantes precisam paralisar seu funcionamento, produtos e matérias-primas podem ser danificados e podem ocorrer atrasos nos cronogramas de produção e entrega graças aos acidentes.
Para que isso não ocorra, a empresa pode utilizar vários recursos disponíveis. Um dos mais interessantes é a transmissão de conhecimento entre os próprios trabalhadores, quando alguém mais experiente instrui os recém chegados sobre as normas de segurança. Também é possível investir em treinamentos externos, consultorias e até mesmo criar procedimentos operacionais padrões para traçar os processos e prevenir os possíveis acidentes.
Automatizar processos
A automatização está ligada a outro conceito muito importante dentro da segurança do trabalho: padronização. Criar uma rotina para os empregados faz com que eles internalizem melhor as regras de segurança e possam aplicá-las desde os processos mais simples aos mais complexos.
Além disso, com a automatização a empresa tem acesso a uma série de dados que podem ajudar a alocar as pessoas certas no trabalho certo, aumentando a produtividade e a satisfação.