Clínicas médicas populares como alternativas para os funcionários

Empresas têm trocado benefício do plano de saúde por planos assistências em clínicas populares

Segundo o balanço da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS), os planos de saúde perderam 3,4 milhões de usuários nos últimos cinco anos – atingindo a marca negativa de 47,03 milhões de clientes em 2019, com 31,8 milhões ligados a planos empresariais. Além disso, o Serviço de Proteção ao Crédito (SPC) estima que 70% dos brasileiros não possuem nenhum tipo de proteção privada – sendo dependente exclusivamente do Sistema Único de Saúde (SUS).

Em entrevista para a Exame, a advogada Renata Vilhena Silva, especialista em direito à saúde, destaca que a queda no número de usuários reflete a situação econômica do país. “A recuperação dependerá do aquecimento no mercado de trabalho. Desde 2014, mais de três milhões de pessoas deixaram de contribuir com o sistema privado também por causa dos reajustes excessivos das mensalidades”, diz. Essa realidade de perdas da saúde privada fez crescer uma nova modalidade de atendimento médico: as clínicas populares.

Ainda não há números oficiais sobre o crescimento do setor, mas essas clínicas têm se tornado uma solução para quem busca um serviço rápido, com preços dentro do orçamento familiar. Instaladas próximas a áreas de grande circulação e em bairros periféricos, essas clínicas são uma alternativa, inclusive, para desafogar o atendimento público. Realizando procedimentos de baixa complexidade e a um custo menor, as famílias encontram a agilidade necessária e restringem ao SUS o atendimento a procedimentos de maior complexidade e a pacientes crônicos.

Benefícios das clínicas populares

Os planos de saúde são benefícios muito valorizados pelos empregados, então pode parecer que se está dando um passo atrás ao fazer a mudança para uma clínica popular. A depender das condições do plano e do uso que será feito, porém, essa pode ser uma ótima alternativa para todos os envolvidos.

As clínicas oferecem consultas com clínicos gerais e especialistas a preços acessíveis, além de disponibilizar estrutura para a realização de exames simples e sem burocracia. São serviços qualificados em diversas áreas da Medicina, com atendimento na hora marcada e resultados na hora para casos menos complexos, como viroses ou infecções. Além disso, os exames de rotina, como os ginecológicos e oftalmológicos, podem ser feitos de forma rápida e com a mesma qualidade dos atendimentos via plano de saúde.

Para as empresas, ter parceria com uma clínica popular é um benefício extra para seus funcionários. A maioria dos planos de saúde atuais são coparticipativos, o que não exime o empregado de pagar consultas e exames realizados. Buscar alternativas mais baratas para isso, mantendo o padrão de atendimento, é uma alternativa que só traz vantagens.

Conheça a AssisteMed

Se você está buscando uma clínica popular e não sabe por onde começar, que tal conhecer a AssisteMed? A empresa faz parte do Grupo Ocupacional e inaugurou seu primeiro espaço de atendimento no coração de Belo Horizonte, na rua da Bahia. Com preços acessíveis e condições especiais para parcerias com empresas, o agendamento é feito de forma simples e as consultas são realizadas por profissionais qualificados em suas áreas de atuação.

AssisteMed - recepção

Confira os principais serviços oferecidos:

  • Clínica médica e da família;
  • Oftalmologia;
  • Ginecologia;
  • Dermatologia;
  • Ortopedia;
  • Cardiologia;
  • Nutrição;
  • Psiquiatria;
  • Fonoaudiologia;
  • Psicologia;
  • Urologia;
  • Homeopatia;
  • Endocrinologia;
  • Pneumologia;
  • Mastologia;
  • Otorrinolaringologia;
  • Neurologia;
  • Angiologia;
  • Pediatria.

Além disso, é possível se tornar associado da AssisteMed, de modo a obter ainda mais vantagens e tranquilidade no atendimento. Para saber as condições para convênios com empresas, entre em contato pelo site da clínica para mais informações.

Entre em contato

Post Relacionados

janeiro 28, 2026

Este artigo explica os conceitos de insalubridade e periculosidade no ambiente de trabalho, as diferenças entre eles e o papel do LIP (Laudo de Insalubridade e Periculosidade). Também aborda a recente portaria que exige a disponibilização do LIP às partes interessadas e como isso fortalece a transparência e os direitos trabalhistas.

dezembro 22, 2025

Em 2025, a saúde e segurança do trabalho passou por uma transformação estrutural no Brasil, marcada pela fiscalização digital, integração de dados do eSocial e PPP Eletrônico e pelo avanço da saúde mental como risco ocupacional. O cenário de 2026 exige das empresas uma gestão integrada de SST, alinhada à governança, ao ESG e ao gerenciamento contínuo de riscos, para reduzir passivos, custos previdenciários e inconsistências fiscais.

Newsletter Ocupacional

Cadastre-se para receber as atualizações mais importantes sobre saúde e segurança do trabalho