Saúde corporativa: diferencial para o sucesso

Um dos principais gastos das empresas é com a saúde dos funcionários. De acordo com uma pesquisa da Associação Brasileira de Recursos Humanos (ABRH-Brasil) e da Aliança para Saúde Populacional (ASAP), o valor dispendido com planos de saúde está entre 10% e 20% dos custos totais de uma companhia. Mas a boa notícia é que esses gastos podem ser reduzidos com o investimento em outra área: a saúde corporativa.

O bem-estar no ambiente de trabalho tem uma grande influência sobre a permanência, a criatividade e a produtividade dos empregados. Isso faz com que os gastos nessa área sejam, na verdade, um investimento para o futuro. Afinal, além de todos os benefícios sentidos pelos trabalhadores, investir na saúde corporativa também traz uma série de vantagens para as empresas.

A principal delas é a redução dos afastamentos por motivos ligados ao trabalho. Quando é dada a devida atenção à saúde, evita-se o aumento do estresse, da ansiedade e da competitividade – elementos que podem gerar desatenção e, como consequência, graves acidentes.

A produtividade dos colaboradores também é estimulada quando se investe em ações de saúde corporativa. As pessoas passam a se sentir mais valorizadas, o corpo corresponde às exigências e as atividades acabam sendo executadas de forma mais satisfatória. Isso beneficia todo o negócio, que vê aumentar a qualidade dos serviços oferecidos e os lucros no final do mês.

Outro ponto importante está no ambiente de trabalho. Quando a empresa se preocupa com o bem-estar de seus colaboradores, isso é refletido em todos os âmbitos da vida. Se está tudo funcionando bem, há melhorias visíveis na saúde psicológica e cria-se um ciclo harmonioso entre os trabalhadores, de ajuda mútua e crescimento em equipe.

Saúde corporativa na prática

Todos esses pontos apresentados são conseguidos a partir de ações simples. Reunimos quatro delas para mostrar como é possível contribuir para a melhoria da qualidade de vida de todos os trabalhadores:

1. Ofereça planos de saúde

Uma das formas mais comuns de estimular a realização de check-ups e prevenir doenças é oferecer um plano de saúde para os colaboradores. Buscar convênios que tenham boas contrapartidas para a empresa e para os trabalhadores é uma forma de evitar o absenteísmo e aumentar a qualidade de vida das pessoas também fora do ambiente laboral.

2. Crie programas de ergonomia

Para garantir o bem-estar de todos os empregados, as empresas devem garantir que as atividades e os locais de trabalho estejam adaptados às características psicofisiológicas de cada um. De acordo com a Norma Regulamentadora 17 (NR 17), o documento que prevê as condições ideais para os funcionários é a Análise Ergonômica do Trabalho (AET).

Ela avalia as condições do mobiliário, dos equipamentos e até mesmo da iluminação para que a empresa tenha um relatório completo das mudanças necessárias. Só assim é possível criar um ambiente mais seguro e que contribua de fato para o bem-estar de todos.

3. Promova hábitos saudáveis

Como os trabalhadores passam a maior parte de seus dias dedicados à empresa, é normal que sobre pouco tempo para que eles se dediquem a uma vida mais saudável. Por isso, cabe à companhia investir em ações para promover esses bons hábitos.

As aulas de ginástica laboral, por exemplo, previnem o surgimento de lesões e de doenças ocupacionais. A realização de competições esportivas amigáveis entre os funcionários também contribui para a melhoria de vida, além de promover uma maior interação entre os colegas. Um alongamento no meio da jornada de trabalho não só quebra a tensão do dia quanto estimula a produtividade das pessoas. Ou seja, todos só têm a ganhar com esse tipo de ação.

4. Prevenção é fundamental

As empresas não podem apenas se preocupar com acidentes e doenças ocupacionais quando eles ocorrem. Para promover o bem-estar de seus funcionários, é preciso agir de forma proativa. As campanhas internas de prevenção são uma estratégia para promover a reflexão e mostrar que os cuidados devem ser feitos por todos.

Conte com a Ocupacional

Todos esses pontos deixam claro qual o papel das empresas na busca por melhores condições de vida para seus funcionários. Para que isso ocorra, porém, é preciso contar com programas bem estruturados na área de Saúde e Segurança do Trabalho. Que tal consultar a Ocupacional e ver como podemos te ajudar?

Solicite uma proposta

Post Relacionados

Newsletter Ocupacional

Cadastre-se para receber as atualizações mais importantes sobre saúde e segurança do trabalho

Quer falar com o Grupo Ocupacional?

Estamos aqui!

Clique abaixo no setor desejado: