5 dicas para garantir a segurança do trabalho em períodos de estresse

Para quem está no mercado de trabalho, os períodos de final e início de ano esbarram em um momento delicado vivido em todas as empresas. É nesse período que ocorrem os balanços anuais, os planejamentos e as entregas de muitos projetos importantes. Uma época de horas extras em excesso e cobranças além do usual para atingir os resultados planejados, o que pode gerar altos níveis de estresse.

Isso tem reflexo direto na saúde mental dos trabalhadores. Uma pesquisa da International Stress Management Association (Isma-BR), realizada em 2011, mostrou que oito entre dez pessoas admitiam ter sofrido altos níveis de tensão entre os meses de novembro e janeiro. “Existe uma sobrecarga de trabalho e de atividades no fim do ano. Todo esse planejamento gera estresse, principalmente quando associado aos gastos e à pressão pessoal por novos objetivos para o ano seguinte”, disse a psicóloga Ana Maria Rossi, em entrevista para o Estadão.

Além disso, a pesquisa mais recente do Isma-BR mostrou que nove entre cada dez brasileiros no mercado de trabalho apresentam sintomas de ansiedade – do grau mais leve ao incapacitante. Isso sem falar nos 47% que sofrem de algum nível de depressão, o que preocupa qualquer gestor de RH ou profissional da área de saúde e segurança do trabalho. Especialmente nessa época do ano, esses especialistas devem redobrar a atenção para o surgimento ou agravamento de ocorrências ligadas a:

• Descuido da segurança devido ao ritmo excessivo. Quanto maior a cobrança por resultados rápidos, mais o trabalhador abre mão da própria segurança para entregar o que foi previsto.

• Excesso de horas extras. Para resolver todas as pendências antes do fim do ano, muitas empresas recorrem às horas extras, que vão aos poucos minando o ânimo dos funcionários e criando um clima organizacional ruim.

• Aumento do estresse. Com o crescimento das cobranças e diminuição dos prazos, os empregados podem se ver em uma situação na qual não enxergam saída. Isso pode levar a paralisias durante o trabalho e até mesmo a afastamentos.

Dicas de segurança em situações de estresse

O cansaço – e, em muitos casos, a constante sensação de fracasso – contribui para que os empregados estejam mais expostos aos acidentes de trabalho nesta época do ano. Nesses casos, a empresa deve agir de forma proativa.

A intenção é conscientizar os funcionários e evitar os riscos presentes no ambiente de trabalho. Para te ajudar nesse processo, reunimos cinco dicas de como evitar o estresse típico do fim de ano e garantir a segurança ocupacional:

1. Respeite os horários da ginástica laboral e dos descansos. Mais do que uma atividade física ou um momento de pausa na rotina, eles são importantes para descansar o corpo, trazer novo ânimo, aumentar a produtividade e melhorar o clima organizacional.

2. Observe seus limites. Mesmo com as cobranças em excesso, de nada adianta forçar seu corpo a ir além do que você está acostumado. Siga o ritmo de trabalho com o qual você tem controle, utilize todos os equipamentos de proteção indicados e, caso se sinta desconfortável, não hesite em procurar a coordenação da sua empresa. Caso sinta algum sintoma de estresse, procure a enfermaria na mesma hora.

3. Garanta as condições de trabalho ideais. Não é porque há uma meta a ser batida que podemos descuidar da nossa própria segurança. Se você identificar um problema em uma máquina, por exemplo, pare o trabalho e acione a equipe de manutenção imediatamente, mesmo com a possibilidade de parar a produção.

4. Fique atento à legislação. Não há motivos para descumprir a legislação quando se fala em saúde e segurança do trabalho. Cansaço ou estresse não são motivo para motoristas ultrapassarem os limites de velocidade ou para realizar trabalho em altura sem a devida proteção, por exemplo.

5. Mantenha o bom humor. O estudo Relantionships @Work mostrou que 46% dos profissionais ao redor do mundo acreditam que ter amigos na empresa é importante para aumentar a felicidade. Ou seja, tratar bem os colegas ajuda a manter um bom clima organizacional e isso tem impacto no bem-estar de todos.

Apesar das cobranças mais intensas, é preciso encarar o trabalho como ele é visto ao longo de todo o ano. A seriedade nas relações e a cumplicidade para entender a dor do outro contribuem para que se crie um melhor ambiente laboral, com menos acidentes e mais produtividade nessa época do ano. Se isso for respeitado, todos poderão aproveitar as festas de fim de ano como elas merecem.

Post Relacionados

Newsletter Ocupacional

Cadastre-se para receber as atualizações mais importantes sobre saúde e segurança do trabalho

Quer falar com o Grupo Ocupacional?

Estamos aqui!

Clique abaixo no setor desejado: