Pressão para cumprir metas pode causar distúrbios e sérias consequências para a saúde do trabalhador

img2_Noticia_julho15

A rotina exaustiva de trabalhadores que atuam em atividades que exigem o cumprimento de metas, muitas vezes favorece o surgimento de doenças ocupacionais e de distúrbios psicossomáticos, como por exemplo, a ansiedade e a dificuldade para dormir. Em alguns casos, há uma evolução desse quadro patológico, que pode também causar doenças como, a depressão e a síndrome do pânico.

As empresas e os bancos que exigem de seus funcionários o cumprimento de metas consideradas abusivas, são os principais responsáveis pelo agravamento do cenário no país. Muitas vezes, o trabalhador que atua nesse tipo de atividade é submetido a uma forte pressão e a cobranças excessivas, com o único propósito de atingir números cada vez mais elevados, que comprovem o seu rendimento no trabalho.

A pressão em cumprir as metas estabelecidas pode causar o afastamento do funcionário em decorrência do surgimento de distúrbios ou doenças ocupacionais. Em muitos casos, como um fator ainda mais agravante desse cenário, o trabalhador sofre também discriminação, assédio moral e até pode ficar na mira de demissões, por não ter atingido as metas determinadas pela empresa.

Segundo especialistas essa rotina, independente do cenário econômico, pode impactar negativamente o rendimento e, principalmente, comprometer a saúde dos trabalhadores. Quando a doença é identificada e tem uma relação direta com a atividade desenvolvida no trabalho, a pessoa tem ainda mais dificuldade em se adaptar, após o afastamento, ao retornar para um ambiente competitivo que sofre com uma forte pressão para o cumprimento de metas.

Outro dado significativo e que ilustra bem esse cenário, é que as cobranças e exigências para o cumprimento de metas no trabalho é inerente à sociedade moderna, mas o fato do funcionário se adaptar ou não a esse tipo ambiente, está diretamente condicionado às características, peculiares, de cada pessoa.

Portanto, é muito importante que essas empresas que atuam nesse cenário competitivo estejam atentas e prezem pela manutenção de um ambiente laboral sadio, pois o trabalhador possui direitos baseados na legislação para zelar sempre pela sua proteção e pela sua saúde no trabalho.

Texto redigido pela Assessoria de Comunicação da
Ocupacional Medicina e Engenharia de Segurança do Trabalho

Post Relacionados

Newsletter Ocupacional

Cadastre-se para receber as atualizações mais importantes sobre saúde e segurança do trabalho

Quer falar com o Grupo Ocupacional?

Estamos aqui!

Clique abaixo no setor desejado: