Doenças ocupacionais podem ser causadas pelo uso continuo de computadores

img_Not1_ago14

As tecnologias, cada vez mais presentes no cotidiano das empresas, influenciam, segundo especialistas, para o desenvolvimento de doenças ocupacionais. Muitas dessas patologias surgem sem sintomas fisiológicos, comprometem o estado psicológico do trabalhador e podem estar relacionadas, por exemplo, ao uso continuo e inadequado do computador.

A prevenção dessas doenças pode começar pelo cuidado do próprio trabalhador, que deve ficar atento aos sintomas mais comuns, além da responsabilidade da empresa, em oferecer condições adequadas no ambiente laboral, em conformidade com as normas de trabalho previstas na legislação.

Essas doenças ocupacionais afetam, diretamente, o estado psicológico do trabalhador e podem ser identificadas pelos sintomas mais comuns, como por exemplo, ansiedade, estresse e fadiga. Nesse cenário tecnológico as empresas, constantemente, exigem a atualização e a capacitação de seus funcionários, diante do surgimento das tendências que alteram as rotinas de trabalho nos ambientes laborais. Durante o período de adaptação e treinamento para atuação em um novo cenário tecnológico, muitos trabalhadores sofrem com o acumulo de exigências cognitivas e a sobrecarga mental.

Além dos fatores psicológicos que podem afetar os trabalhadores, não podemos nos esquecer de que outras doenças, também muito comuns, porém, com sintomas fisiológicos, estão diretamente relacionadas ao uso inadequado das tecnologias no ambiente laboral, como por exemplo, patologias que surgem pela inflamação de tendões.

Portanto, é fundamental que as empresas estejam sempre atentas aos procedimentos implantados para uma determinada convergência tecnológica, de forma a proporcionar aos seus funcionários as condições adequadas para adaptação.

Texto redigido pela Assessoria de Comunicação da
Ocupacional Medicina e Engenharia de Segurança do Trabalho

Post Relacionados

Newsletter Ocupacional

Cadastre-se para receber as atualizações mais importantes sobre saúde e segurança do trabalho

Quer falar com o Grupo Ocupacional?

Estamos aqui!

Clique abaixo no setor desejado: